Adriano Arrué Melo

Cuidados com a ferrugem na soja!

A safra de soja vem se desenvolvendo bem na nossa região, principalmente devido às chuvas regulares das últimas semanas, atualmente cerca de 30% das lavouras estão em floração. Conforme a soja vai se desenvolvendo, aumenta a pressão de ferrugem-asiática da soja no Estado e na região.


Programa monitora ferrugem RS

A Emater coordena um importante programa de monitoramento de ferrugem-asiática na cultura da soja aqui no Estado. Os dados deste ano são alarmantes em comparação com os anos anteriores, principalmente na região de Santa Maria. Até o dia 14/01/24, já havia mais de 100 coletores com presença de ferrugem apenas aqui na nossa região.


Alerta importante

Faz vários anos que a ferrugem não causa prejuízo no RS, todavia, devido às condições climáticas favoráveis, este ano a ocorrência dessa doença já é maior que na safra passada. Dessa maneira, as aplicações preventivas de fungicidas são a melhor alternativa para evitar que o agricultor gaúcho acabe sofrendo perdas na produtividade da soja.


Tecnologia de aplicação

Um ponto sempre importante quando se fala sobre o controle de ferrugem é a tecnologia de aplicação, afinal, não adianta trabalhar com os melhores produtos se esses não forem aplicados corretamente. Portanto, é extremamente importante os cuidados no momento da definição de como os fungicidas serão aplicados no campo.


Arroz valorizado!

Se por um lado a soja tem caído o preço, o arroz está valorizado no mercado, sendo vendido a cerca de R$ 115 a saca de 50 kg na região. Essa valorização é importante para geração de renda no campo, afinal, desde a safra de 2020/21, o arroz não apresentava valores superiores a R$ 100.


Volta do La Niña?

O fenômeno El Niño teve uma alta intensidade no início desta safra, quando os volumes de chuva ficaram acima da normal climática em praticamente todo o RS. Entretanto, nas últimas semanas o cenário tem se alterado, pois o fenômeno vem perdendo força. As previsões são de que no segundo trimestre de 2024 já tenhamos um cenário de neutralidade, todavia, o volume de chuvas para fevereiro e março ainda está incerto.


Preço da soja

Um outro ponto que tem deixado o sojicultor preocupado nos últimos dias é o valor da saca de soja. Ao contrário do que alguns analistas previam no início da safra, os valores estão caindo nas últimas semanas. Ainda é difícil prever qual será o valor do produto na colheita, mas mesmo a queda de produtividade esperada na Região Centro-Oeste não parece ser suficiente para que o preço da soja suba. Sendo assim, ainda vamos ter que aguardar para ter uma previsão mais assertiva sobre o valor da saca de soja.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Preço da soja segue em queda Anterior

Preço da soja segue em queda

O que esperar de 2024? Próximo

O que esperar de 2024?